Mesmo com pandemia, mercado de energia solar mostra crescimento

 
 

Mesmo diante de uma grave crise financeira, em meio à pandemia de Covid-19, com algumas regiões do país realizando “lockdows” ou com comércios parcialmente fechados, com muita gente trabalhando em sistema “home-office”, o uso e comercialização da energia solar no Brasil continuou apresentando um grande crescimento, mesmo em um período curto de tempo, nos primeiros cinco meses do ano.

A potência instalada de geração solar fotovoltaica do Brasil apresentou crescimento de cerca de 1 GW entre janeiro e maio de 2020, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O volume total do país atingiu a marca de 5,5 GW.

“O mercado cresceu muito esse ano e a expectativa é de que continue crescendo. Óbvio que a pandemia afeta o setor e a economia como um todo. Não teremos o crescimento bombástico que projetávamos inicialmente”, declarou o presidente da entidade, Rodrigo Sauaia.

Não é possível negar que a pandemia atrapalhou muitos negócios e freou as expectativas que eram de 4 GW até o final deste ano, segundo pesquisas da própria entidade. Outro fator apontado por Sauaia que prejudicou muitos negócios foi a alta do dólar.

“A moeda está passando por uma escalada muito representativa e impactando mercado e fornecedores. Com a demanda caindo, vai gerar maior competição e necessidade de reduzir margens”, completou. Otimismo

Mesmo em um cenário ainda desfavorável, a expectativa para o mercado de energia solar no Brasil continua positiva. Segundo o presidente da ABSOLAR o mercado pode ser rapidamente aquecido no momento em que fase mais aguda da pandemia passar e as medidas restritivas forem amenizadas.

“Observamos isso em países que já passaram por esse processo. O interesse do consumidor em reduzir custos e se engajar ambientalmente permanece. A ABSOLAR acredita que a fonte solar poderá ter um papel estratégico na retomada da economia brasileira nesse momento, atraindo bilhões de reais em novas investimentos privados, gerando milhares de empregos, fortalecendo a arrecadação do poder público e aliviando os custos da energia elétrica para os consumidores”, finalizou.

Fonte: solarprime.com.br

WhatsApp chat