Logomarca do Agro Comercial Rudnik
 
 

A descoberta de que se podia utilizar energia solar aconteceu em 1839 por Alexandre Edmond Becquerel, porém, somente em 1883 ocorreu o surgimento da primeira célula fotovoltaica, composta por selênio, com eficiência de 1%. Em seguida, em 1922, Albert Einstein conquistou seu primeiro Prêmio Nobel pelos seus estudos acerca do efeito fotoelétrico, dando desenvolvimento aos trabalhos relacionados à energia solar.

Durante a sua descoberta e por longas décadas, a tecnologia foi vista como algo futurista, cujo uso se restringiria exclusivamente aos cientistas e suas pesquisas. Por possuir um alto custo inicial, acreditava-se que a energia proveniente dos raios solares não chegaria a ser utilizada de maneira geral.

Entretanto, ocorreram muitos avanços responsáveis pela concretização da energia solar como uma maneira real de se produzir energia limpa.

Anos depois, o inventor da célula solar moderna foi o cientista Russell Shoemaker Ohl, que anunciou sua invenção em uma coletiva de imprensa em 1954. Porém, é importante ressaltar que essa conquista não teria acontecido sem o auxílio de outros grandes cientistas, como Calvin Fuller e Gerald Pearson.

Em 1954, o químico do Bell Laboratories, nos Estados Unidos, Calvin Fuller, criou o processo de dopagem do silício, dando início à era moderna da história da energia solar. Posteriormente, Fuller compartilhou a sua descoberta com o físico Gerald Pearson, que aprimorou o experimento.

As primeiras células fotovoltaicas produzidas contavam com alguns problemas técnicos, que foram superados pela química, quando Fuller dopou silício com arsênio e depois com boro, obtendo células que exibiam uma eficiência recorde. Com isso, a primeira célula solar foi formalmente apresentada em uma reunião anual da National Academy of Sciences, em Washington, e anunciada em uma coletiva de imprensa no dia 25 de abril de 1954 por Russell Shoemaker Ohl.

Atualmente, a luz solar é utilizada em diversos processos, principalmente na geração de energia solar fotovoltaica, aquecimento de água, produção de ferro e aço, recarga de aparelhos eletrônicos, entre outros.

A evolução da energia solar fotovoltaica

A evolução da energia solar fotovoltaica teve início a partir da pesquisa de Alexandre Edmond Becquerel, em 1839, que iniciou seus estudos sobre o efeito fotovoltaico.

Além disso, Charles Fritts, um inventor de Nova York, originou a primeira célula fotovoltaica produzida por selênio revestido de ouro. Este marco da tecnologia fotovoltaica data o ano de 1883, quando foi possível gerar uma corrente contínua e constante para a conversão elétrica máxima de 1% (enquanto, atualmente, trabalha-se com 20% de eficiência).

Mais adiante, os cientistas do Bell Laboratories foram os pioneiros na fabricação de células de silício que possuíam 6% de conversão, sendo mais eficientes que as anteriores.

Uma das primeiras utilizações de painéis solares ocorreu em 1958 no espaço, quando o satélite Vanguard I foi lançado, com o auxílio de um painel de 1 W para alimentar seu rádio na viagem. Além disso, foram construídas as primeiras instalações solares para casas, estabelecimentos e até mesmo para meios de transportes, como ônibus, navio e avião.

plugins premium WordPress

DIA DE NEGÓCIOS

AGROCOMERCIAL RUDNIK
Logomarca do Agro Comercial Rudnik

5 DE JULHO DE 2024 DAS 09:00 ÀS 17:00

Venha conferir as melhoras ofertas de máquinas, equipamentos e implementos.

A cada 5 mil em compras na semana de negócios, você concorre a valiosos prêmios.

Traga sua família e desfrute das atrações para as crianças e promoções para os pais.