Medida elaborada pelo Ministério da Agricultura contará com a participação de oito órgãos oficiais e atuará enquanto a contenção da entrada do vírus for necessária.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) do dia 2 de dezembro, criando uma comissão técnica consultiva para apoiar medidas preventivas contra a peste suína africana no país.
De acordo com a portaria, a comissão será constituída por representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária, Departamento de Saúde Animal, Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Departamento de Serviços Técnicos, Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos, Associação Brasileira de Criadores de Suínos, Associação Brasileira de Proteína Animal, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
A portaria diz também que a comissão atuará enquanto for necessária na adoção de medidas para a contenção da entrada do vírus da peste suína africana no Brasil.
O coordenador da comissão será o representante da Secretaria de Defesa Agropecuária, que poderá convidar outros servidores e colaboradores eventuais e propor a indicação e a contratação de consultorias para auxiliar nos trabalhos a serem desenvolvidos.