Exportações de soja brasileiras caem e importações sobem

Os embarques brasileiros de soja devem atingir um dos menores patamares para novembro em 2020. Isso, claro, se a previsão do analista Luiz Fernando Gutierrez, da consultoria Safras & Mercado se confirmar. Para ele, o país enviará ao exterior algo em torno de 1 milhão de toneladas de soja neste mês.

De acordo com o Ministério da Economia, os dados parciais de embarques brasileiros de soja já somam cerca de 1,2 milhão de toneladas. Mas, segundo Gutierrez, esses números ainda estão sujeitos a ajustes.

“De fato, o ritmo de exportação caiu bastante em novembro, mas isso não é uma surpresa. Afinal os volumes acumulados de vendas ao exterior em 2020 são grandes e isso deve render o segundo maior volume de exportações da história, perdendo só para 2018. O Brasil não tem mais soja para vender agora e por isso os volumes de vendas desse último trimestre serão muito menores que em 2019”, diz ele.

Segundo o analista, o câmbio elevado, chegando a bater os R$ 6 em algum momento do ano, foi um dos principais fatores para isso, já que a soja brasileira ficou barata para o mundo e a China aproveitou. Entretanto, o Brasil não possui mais estoque do grão e a tendência (novembro e dezembro) é vender cada vez menos.

“Em dezembro só temos 30 mil toneladas registradas para embarque até agora”, diz o analista. “Em contrapartida estamos importando mais soja. Não devemos comprar grandes volumes, afinal a conta para as indústrias de esmagamento para 2020 e começo de 2021 estão quase fechadas.”

Fonte: Canal Rural